image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Cultura

Qualidade e diversidade marcaram a 29ª Oficina de Música de Curitiba

No último sábado (29), o palco do Guaíra recebeu a cantora carioca Leny Andrade, o músico cubano Paquito D´Rivera e Trio Corrente para o Concerto de Encerramento da 29ª Oficina de Música de Curitiba. O teatro lotado aplaudiu em pé sucessos como “Pra dizer Adeus” de Edu Lobo e “Céu e Mar” de Johnny Alf. Considerada a maior cantora brasileira de jazz, Leny encantou o público com seu talento e bom humor.

O saxofonista e clarinetista Paquito D’Rivera, que já se apresentou nos mais respeitados palcos do mundo, mostrou todo o seu talento e sintonia com a cantora Leny, que conhece há 30 anos e com a qual já dividiu o palco em outras ocasiões. Além disso, tocou uma música dedicada especialmente à amiga, “For Leny (Andrade)”. A dupla ainda elogiou muito o talento do Trio Corrente, formado por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (contrabaixo, percussão e voz) e Edu Ribeiro (bateria).

Na plateia, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, os coordenadores da fase MPB, Glauco Sölter e Sergio Albach, a diretora da Oficina de Música, Janete Andrade, o ex-deputado federal Gustavo Fruet e a atriz Letícia Sabatella. “Chegamos ao fim da 29ª edição da Oficina de Música de Curitiba com a certeza de que o evento tomou conta da cidade durante vinte dias do mês de janeiro. Mais de trinta mil pessoas conferiram os concertos e 1,5 mil alunos de diversos países participaram das oficinas. Agora já começamos a trabalhar na realização da trigésima edição”, conta a presidente da FCC, Maria Christina.

“Cumprimos com a proposta do projeto que é descobrir e contribuir para a formação de novos talentos. Professores, alunos e público puderam conviver juntos em aulas, ensaios e apresentações diárias, o que resultou em um trabalho de muita qualidade e diversidade”, diz a diretora geral da Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade.

Para a atriz Letícia Sabatella, que aproveitou uma viagem para ver a família em Curitiba e conferiu alguns concertos da programação, além de ter participado da Oficina de Composição Experimental na Música Popular , o evento é uma maneira de trocar experiências com bons professores e fazer novos amigos.
Considerado o maior e mais antigo evento de formação musical da América Latina, a Oficina de Música de Curitiba recebeu estudantes de diversas áreas musicais e professores de vários continentes, de 9 a 29 de janeiro de 2011. Foram duas fases, “Música Erudita e Antiga” e MPB. Neste período, mais de cem cursos foram oferecidos e cerca de 70 eventos, entre concertos e palestras, fizeram de Curitiba um dos maiores centros de música do Brasil.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba foi realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.

 

Alunos do Brasil e Estados Unidos trocam experiências na 29ª Oficina de Música de Curitiba

Os professores Chico Mello e Octavio Camargo marcam presença na oficina de Composição Experimental na Música Popular na UTFPR, na fase MPB da 29ª Oficina de Música de Curitiba. O destaque desse curso fica por conta de uma ação inédita: a videoconferência entre os 30 alunos regidos por Chico Mello em Curitiba, com 40 alunos que estudam na Outpost for Contemporary Art, Occidental University, em Los Angeles, dir por Octavio Camargo.

É importante ressaltar que não são apenas brasileiros e norte-americanos que participam. Na turma em Curitiba há a presença de paraguaios e, em Los Angeles, mexicanos e canadenses. A paraguaia Julia Maria com sua sanfona de oito baixos tem boas expectativas em aprimorar suas técnicas em composição experimental. “Não estou acostumada a escutar o erro, a imperfeição. Fazer desses elementos composições para a música é novidade. Quero ampliar minhas expressões”, explica ela.

Outra presença inédita como aluna na oficina é a da atriz Letícia Sabatella, que durante uma viagem para ver a família em Curitiba resolveu conferir de perto o evento. “Admiro o Chico Mello. Tenho vontade de resgatar meu trabalho com a música e para isso é necessário se aprofundar, se pós-graduar, estar sempre estudando. Todos devem se renovar, fazer uma reciclagem, se colocar em trabalho. Percebo na Oficina de Música de Curitiba uma maneira maravilhosa de trocar experiências com bons professores e fazer novos amigos”, explica a atriz, que acredita ser necessário tempo para que venha a inspiração para compor.

De acordo com Chico Mello, o primeiro encontro serviu para “discutir o lado filosófico de compor”, diz. Para isso, uma série de elementos foi debatida, como consciência, identidade cultural e pessoal, controle, hábito, repetição, percepção, metáfora cognitiva, identificação, desejo, biografia, imperfeição, capacidade de tocar, imitação e originalidade. No primeiro contato com os alunos de Los Angeles, as turmas se comunicaram em português, inglês e espanhol, e se entenderam por meio da música, que é uma linguagem universal.

“Vamos conversar sobre estímulo, experimentação, improvisação e formulação de conceitos de composição. Abrir um espaço para a música em sua totalidade e descobrir novos formas de sons e elementos. Por exemplo, podemos compor por meio do tempo”, diz Chico. Para isso, serão realizados exercícios como colagens entre músicas, seleções e criações coletivas, entre outras atividades para tentar descobrir uma maneira própria de compor.

Para a aluna Stéphany Mattanó, atriz e cantora, composição e criação são um processo que vem como uma brincadeira, uma palavra ou uma cena. “Sou formada em artes cênicas e a criação de sons para cenas e vídeo me trazem as composições”, declara ela, que não acredita em um conceito único de composição. Nas discussões entre os alunos, nomes como Noel Rosa, com sua filosofia, e os experimentos de David Byrne e Tom Zé não puderam deixar de ser mencionados.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.

 

Leny Andrade, Paquito D´Rivera e Trio Corrente encerram a 29ª Oficina de Música de Curitiba

Neste sábado (29), às 21h, a cantora carioca Leny Andrade convida o músico cubano Paquito D´Rivera e Trio Corrente para o Concerto de Encerramento da 29ª Oficina de Música de Curitiba, no Guairão. Considerada a maior cantora brasileira de jazz, Leny é respeitada no meio artístico e promete impressionar no espetáculo. Ela, que teve vários hits nas paradas brasileiras, em 2007 dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano de Melhor Álbum MPB ao Vivo.

O saxofonista e clarinetista Paquito D’Rivera já se apresentou nos mais respeitados palcos do mundo como os do Japão, Europa e nas três Américas, além de tocar com os maiores nomes da música internacional, entre eles, Dizzy Gillespie, Arturo Sandoval, Cláudio Roditi, Carmen McRea, McCoy Tyner, entre outros.

Formado por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (contrabaixo, percussão e voz) e Edu Ribeiro (bateria),o Trio Corrente apresenta um som original, mesclando composições autorais e improvisos jazzísticos criados a partir de clássicos do choro e da MPB. Em ascendência desde o lançamento de seu primeiro álbum, o trio já fez uma turnê pela Europa, passando pela Suíça, Irlanda e Espanha.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.

Serviço
Concerto de Encerramento da 29° Oficina de Música de Curitiba
Leny Andrade, Paquito D´Rivera e Trio Corrente
Data: 29 de janeiro
Horário: 21h
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Ingresso: R$ 30 ou R$ 15 (1kg um quilo de alimento não-perecível)
(41) 3304-7982

   

O último dia da Oficina de Música está repleto de apresentações de alunos. Confira os shows de sábado (29)

Pátio da UTFPR – 12h
Pandeirada Brasileira e Batucada Brasileira – prof. Vina Lacerda

UTFPR – Auditório – 14h
Canto  –  profª Tatiana Parra

SESC DA ESQUINA – a partir das 15h
1) Clarinete – prof. Alexandre Ribeiro - (abrir) 2 músicas com quinteto +- 10 min
2) Flauta Doce – Marcia Fernandes    +- 20 min
3) Viola caipira – Ivan Vilela +_ 15 min
4) Piano – Fábio Torres – 2 músicas     +- 10 min
5) Composição Experimental na Música Popular – Chico Mello   +- 45 min
6) Conjunto de choro – Alencar 7 Cordas     +- 50 min
7) Saxofone – prof. Hector Costita    3 músicas   +- 15 min
8 Conjunto de Metais – prof. Matias Capovilla   +- 20 min
9) Orquestra de MPB – maestro Branco      (encerramento)

 

Uma noite latino-americana

Na quinta-feira (28), a platéia do Guairinha estava multi-étnica: pessoas de diferentes países assistiram a Noite Latino-Americana, com professores da Oficina de MPB.

A noite começou animada com um improviso de percussão que juntou três músicos de diferentes países: Marco Fadda (Itália), Rafael Santa Cruz (Peru) e Vina Lacerda (Brasil).

“Quero que todos nos acompanhem nesse ritmo e nos ajudem a fazer uma ótima percussão”, disse Santa Cruz, animando o público. Não demorou muito e todos estavam batendo palmas e acompanhando as batidas do berimbau, pandeiro, cajón e percussão. “Vamos Latinoamerica!”, gritou alguém da plateia.

Aos poucos foram chegando outros músicos: o venezuelano Aquiles Báez – que deu um show de talento e profissionalismo com o cuatro venezuelano –, o argentino Andrés Beeuwsaert e os brasileiros Álvaro Montenegro, Chico Mello, Juliane Cortes, Fernando Barva e Maurício Maas.

Para a argentina Silvina Saravia, a noite latino-americana vai fechar a sua estada em Curitiba com “chave de ouro”. Ela veio ao Brasil só para ter aulas na Oficina e estava esperando muito para ver a apresentação dos percussionistas, “em especial de Aquiles Báez”, disse.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.

   

Página 1 de 15