image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Oficina de Música oferece minicursos

Foto: Alice Rodrigues

A 29a Oficina de Música de Curitiba oferece várias  minioficinas. Uma deles é o de música peruana. Os alunos vão aprender a tocar o cajón com o professor peruano Rafael Santa Cruz, que participa de vários workshops pela Europa e América Latina. Instrumento simples e barato, o cajón vem se popularizando cada vez mais no Brasil, tanto entre os músicos profissionais quanto entre os amadores. Revelou-se um acompanhamento muito rico para voz e violão. Hoje é tão comum a presença do instrumento nas apresentações flamencas que muitos imaginam ser sua origem espanhola.

O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, por sua grandiosa vibração e versatilidade. Acompanha praticamente todos os ritmos, podendo ser utilizado acusticamente ou microfonado em apresentações ao vivo. Para quem quiser fazer o curso mais longo de caj ón pode frequentar a oficina do italiano Marco Fadda, que toca diversos instrumentos de percussão étnica e popular.

Ritmos da Venezuela e Caribe - Joropo, merengue venezuelano, gaita, sangueo. São esses os ritmos que o professor venezuelano Aquiles Baez vai ensinar no curso de ritmos da Venezuela e Caribe. Violonista, arranjador, compositor e produtor musical, Aquilez Baez é a história viva da música de seu país. No curso, o músico vai falar das três culturas que determinaram a música na Venezuela (indígena, espanhola e africana). Para participar é preciso ter domínio de algum instrumento e saber ler partitura.

Música boliviana - "O substrato índigena em diferentes ambientes da música boliviana" é outro curso que ainda tem vaga. O saxofonista e flautista Álvaro Montenegro, da Bolívia, vai dar uma visão geral da influência da música indígena em várias formas da m úsica boliviana: folk tradicional, urbano, jazz, rock e erudito. Nas aulas haverá leituras, audições, vídeos e prática com instrumentos nativos dos Andes.

Serviço:
29ª Oficina de Música de Curitiba
Cursos do Núcleo de Música Latino Americana
Local: UTFPR - Av. Sete de Setembro, 3165
"Música do Peru"
Data e horário: 24 a 28 de janeiro, das 14 às 17h
"Ritmos da Venezuela e Caribe"
Data e horário: 24 a 27 de janeiro, das 14 às 17h
"O substrato indígena em diferentes ambientes da música boliviana"
Data e horário: 24 a 28 de janeiro, das 14h às 17h
Inscrições: R$50,00
"Percussão do Mundo - Cajón Power"
Data: 20 a 29 de janeiro, das 14h às 17h
Inscrição: R$100,00

Período de inscrições: até 16 de dezembro
Informações: (41) 3321-2839 ou (41) 3321-3315
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.