image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Coro da Camerata Antiqua apresenta espetáculo cênico

Um dos destaques da programação deste domingo (16), na 29ª edição da Oficina de Música de Curitiba, que tem o patrocínio da Petrobras, é o concerto do Coro da Camerata Antiqua, que acontece às 16h, na Capela Santa Maria. Sob a regência de Helma Haller, o grupo interpreta poemas e canções de autores alemães, no espetáculo “Celebração”, que conta com concepção e direção cênica de Jacqueline Daher.
A importância do repertório é enfatizada pelo diretor artístico do Coro, maestro Wagner Polistchuk, ao comentar as contribuições da Alemanha para o patrimônio cultural mundial, fazendo com que aquele país seja conhecido como a terra dos poetas e pensadores. “Neste programa, que abrange diferentes períodos da música, é a língua germânica que faz toda a conexão entre os textos de Goethe, Uhland e Martin Luther, entre outros”, diz Wagner.

A parceria com o Instituto Goethe foi fundamental para a realização do concerto, que explora a interligação da literatura com a música na percepção de alguns compositores alemães. Para um melhor entendimento da retórica musical, torna-se essencial a compreensão do texto poético, razão pela qual o público apreciará a apresentação dos poemas no original alemão e em sua tradução para o português. A narração em alemão estará a cargo de Claudia Roemelt Jahnel e o narrador em português será Luís Lombardi.

As obras estão divididas em quatro temas. O primeiro deles, “Elogio à Música”, tem madrigais antigos, trabalhados em estilo polifônico, que exaltam o bem de se fazer música, reunindo peças de Hanns Leo Hassier Hans Leo Hassler (1564-1612), Paul Peuerl (1570-1625) e Hugo Distler (1908-1942). Na sequência, “Ditos Curiosos”, tem citações por vezes humorísticas, por vezes reflexivas sobre a vida, atitudes ou também a respeito  do ser amado, com músicas de Franz Joseph Haydn (1732-1809).

A terceira etapa, “Celebração da Primavera”, é um dos temas preferidos dos poetas europeus, que musicaram coleções inteiras de poemas, versando sobre o renascimento da natureza. Para a apresentação, foram selecionadas obras de Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847). No último tema do programa, “Canções Ciganas”, está uma canção de Robert Schumann (1810 – 1856) – cujo aniversário de 200 anos de nascimento foi celebrado em 2010 – e uma composição de Johannes Brahms (1833 – 1897). 

Serviço:
29ª Oficina de Música de Curitiba
Concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Helma Haller.
Data e horário: dia 16 de janeiro de 2011 (domingo), às 16h
Local: Capela Santa Maria
Ingresso: R$ 15 ou R$ 7,50 (com um quilo de alimento não perecível)