image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Pesquisa analisa demanda turística na Oficina de Música

Até 29 de janeiro, equipes do Instituto Municipal de Turismo e da Fundação Cultural de Curitiba vão percorrer os principais espetáculos da Oficina de Música de Curitiba para analisar o perfil dos turistas que vêm à cidade atraídos pelo evento.

"A Oficina de Música é um dos principais acontecimentos do nosso calendário e movimenta cada vez mais nossa cidade", explica a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. A estimativa inicial é que aproximadamente 20% do público dos espetáculos sejam turistas.

"Além de termos uma ideia quantitativa, com a pesquisa analisamos o perfil, comportamento e a opinião dos visitantes sobre a capital paranaense e definimos estratégias para atrair novos turistas, aumentar seu tempo de permanência na cidade e também para melhorar ainda mais a programação do evento", diz Juliana.

Pela primeira vez, o levantamento de dados é feito na Oficina de Música. Eles servirão para compor o estudo Demanda Turística de Curitiba, realizado anualmente e premiado no fim do ano passado pelo Ministério do Turismo como uma das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional de 2010.

As melhores práticas foram escolhidas em 13 categorias: Infraestrutura Geral; Acesso; Serviços e Equipamentos Turísticos; Atrativos Turísticos; Marketing e Promoção do Destino; Políticas Públicas; Cooperação Regional; Monitoramento; Economia Local; Capacidade Empresarial; Aspectos Sociais; Aspectos Ambientais; e Aspectos Culturais. Curitiba foi a capital vencedora em Monitoramento.

 

 

"Esse tipo de reconhecimento faz com que Curitiba confirme sua vocação para o turismo e mostre que é referência também em planejamento e monitoramento", diz Juliana.

A pesquisa Demanda Turística de Curitiba é feita nos principais acessos para a entrada na cidade:
Aeroporto Afonso Pena, Rodoferroviária e BRs 277 e 376. Recentemente foi ampliada para os maiores eventos da cidade: Festival de Curitiba, WTCC, Paraná Business Collection, programação de Natal, Stock Car e os espetáculos da Virada Cultural.

Na pesquisa são coletados dados como Estado de origem, renda, escolaridade, tempo de permanência e gasto diário dos turistas.