image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Ópera de Puccini reúne cantores líricos da Oficina de Música

Os alunos da classe de Studio Opera da 29ª Oficina de Música de Curitiba, orientados por Neyde Thomas e Rio Novello, fazem duas apresentações nesta segunda e terça-feira (17 e 18) da ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini. O espetáculo mostra o resultado do trabalho intensivo realizado pelos cantores durante a Oficina. As apresentações acontecem no Guairinha (segunda, às 20h30, e terça, às 18h), com a participação de Joaquim do Espírito Santo como pianista co-repetidor e direção cênica de Walter Neiva.

Além de se aperfeiçoar com dois grandes mestres do canto lírico, o grupo de cantores da Oficina tem a missão de preparar um espetáculo de ópera em pouco mais de uma semana. Desta vez foi escolhida Gianni Schicchi, a única ópera cômica de Puccini, baseada num dos cantos da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Sabe-se que Gianni Schicchi foi um dos inimigos políticos e pessoais do autor da Divina Comédia, razão pela qual é mencionado por Dante como um dos personagens do Inferno. Cidadão de Florença, Schicchi teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, um membro dessa família), deixando a maior parte dos bens de Buoso (falecido em 1299) para a família Schicchi. O objetivo da ópera de Puccini é provar que Schicchi não merecia ir para o inferno.Para produzir o espetáculo em tão pouco tempo, os alunos da Oficina contam com a experiência de Neyde Thomas, a grande dama do canto lírico brasileiro, que este ano recebeu uma homenagem especial da Oficina de Música. No segundo dia do evento, o maestro Júlio Medaglia regeu um concerto em sua homenagem, reunindo artistas que interpretaram árias de diversas óperas. O concerto também marcou o lançamento do livro biográfico "Neyde Thomas Vida e Arte", escrito por Medaglia. A obra retrata os principais momentos da carreira dessa artista, que cantou nos grandes teatros da Europa e Estados Unidos, e contracenou com os famosos cantores líricos Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.

 

Serviço:
29ª Oficina de Música de Curitiba
Ópera Giani Schicchi, de Giacomo Puccini
Direção artística - Neyde Thomas e Rio Novello
Direção cênica - Walter Neiva
Co-repetição - Joaquim do Espírito Santo
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Datas e horários: dia 17 de janeiro de 2011 (segunda-feira), às 20h30, e dia 18 de janeiro de 2011 (terça-feira), às 18h
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (mais um quilo de alimento). Gratuito para alunos da Oficina

 

29ª Oficina de Música de Curitiba
Realização: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC)