image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Orquestra portuguesa volta aos palcos da Oficina de Música

O público terá mais uma oportunidade de assistir ao concerto da Orquestra do Algarve, um dos grupos internacionais da 29ª Oficina de Música de Curitiba, que conta com o patrocínio da Petrobras. A orquestra fará nova apresentação na noite desta terça-feira (18), às 20h30, no Teatro Guaíra, com regência do maestro Osvaldo Ferreira e participação como solista do percussionista Fernando Rocha.

A orquestra preparou um repertório variado, que inclui as Danças Húngaras, de Johannes Brahms (1833-1897), e as Danças Romenas, de Béla Bartók (1881-1945). Também serão executadas três obras de Johann Strauss Jr. (1825-1899), entre elas a Valsa do Imperador, além de duas composições contemporâneas: Out of Africa, de John Barry, e o Concerto para Marimba nº 1, do compositor carioca Ney Rosauro, com o solo de Fernando Rocha.

 

De acordo com o maestro Osvaldo Ferreira, a ideia desse concerto é anunciar a segunda fase da Oficina, dedicada à música popular. “Reunimos um repertório erudito que teve como fonte de inspiração o folclore, neste caso o folclore europeu, representado pelas danças populares”, explica. A única composição brasileira é o Concerto para Marimba, segundo o maestro também todo impregnado de ritmos brasileiros.

Osvaldo Ferreira, músico português responsável pela direção artística da Oficina de Música de Curitiba, é o regente titular da Orquestra do Algarve, que tem se apresentado por toda a Europa, onde é reconhecida pela sua qualidade artística. Todos os seus integrantes são selecionados em concurso público internacional, reunindo cerca de 17 nacionalidades diferentes.

Para Osvaldo Ferreira, a vinda da orquestra para Curitiba permitiu uma importante troca de experiências. “Os nossos instrumentistas participaram das aulas, integraram outros grupos e ficaram muito satisfeitos de terem saído da Europa para conhecer outras realidades”, afirmou.

Serviço:
29ª Oficina de Música de Curitiba
Concerto da Orquestra do Algarve, sob regência de Osvaldo Ferreira e participação como solista do percussionista Fernando Rocha
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Teatro Guaíra)
Data e horário: dia 18 de janeiro de 2011 (terça-feira), às 20h30
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (mais um quilo de alimento). Gratuito para alunos da Oficina

29ª Oficina de Música de Curitiba
Realização: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC)
Patrocínio: Petrobras