Em encontro na Oficina, artistas falam da relação entre música e outras artes
A escritora Alice Ruiz, o trombonista Raul de Souza e o cineasta Sylvio Back são convidados especiais da 29ª Oficina de Música de Curitiba. Eles participam do Bate-Papo Musical, uma das programações da fase de música popular brasileira. Os encontros, comandados pelo jornalista Roberto Muggiati, acontecem nesta segunda, terça e quarta-feira (24, 25 e 26), às 15h, no Conservatório de MPB (R. Mateus Leme, 66). A atual edição da Oficina de Música de Curitiba conta com o patrocínio da Petrobras.
Alice Ruiz, que participa do bate-papo nesta segunda-feira, e Sylvio Back, que estará no encontro de quarta, vão abordar suas experiências artísticas com a música. Alice publicou, até agora, 19 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Também compõe letras de música desde os 26 anos - tem mais de 50 músicas gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.
Sylvio Back tem uma extensa filmografia e é um dos cineastas mais premiados, com temáticas que procuram desmistificar a história oficial do Brasil. Seus filmes mais conhecidos são "Aleluia Gretchen", "Lance Maior" e "Revolução de 30". Os mais recentes são "Lost Zweig" e "O Contestado - Restos Mortais". Na Oficina, o cineasta falará sobre as trilhas sonoras de seus filmes.
Raul de Souza, que participou de várias edições da Oficina de Música de Curitiba como professor de trombone, este ano veio para falar do seu trabalho, marcado pelo sucesso internacional no cenário do jazz e da música instrumental. Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Sara Vaughan, Lionel Hampton, George Duke, Stanley Clarke, Sérgio Mendes, Egberto Gismonti e Airto Moreira são apenas alguns nomes com os quais tocou.
O jornalista Roberto Muggiati, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, um dos grandes conhecedores do jazz no Brasil, autor de vários livros sobre o tema, fará a mediação nos três encontros. Muggiati conhece bem o trabalho dos artistas que participam do Bate-Papo Musical, especialmente Raul de Souza, de quem prepara uma biografia. O livro abordará os 55 anos de carreira do trombonista.
Serviço:
29ª Oficina de Música de Curitiba - Fase de MPB
Bate Papo Musical - Mediador: Roberto Muggiati
Local: Conservatório de Música Popular Brasileira (R.Mateus Leme, 66)
Dia 24 de janeiro (segunda-feira) - Alice Ruiz
Dia 25 de janeiro (terça-feira) - Raul de Souza
Dia 26 de janeiro (quarta-feira) - Sylvio Back
Horário: 15h
Entrada franca
A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.