image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Público lota SESC da Esquina para ver Mano a Mano Trio

O público lotou o Sesc da Esquina para admirar o som produzido pelo Mano a Mano Trio, neste domingo (23). O show fez parte da programação da segunda fase da 29ª Oficina de Música de Curitiba. Com um repertório variado de estilos e arranjos personalizados, Sergio Albach e seus clarinetes, Glauco Söter com seu baixo e Vina Lacerda na percussão surpreenderam e mostraram a força da musicalidade brasileira.

O reconhecimento do trabalho musical do trio vai além de Curitiba e se estende  para outros países. O italiano Marco Fadda, professor da oficina de Percussão do Mundo – Cajon Power, já havia assistido a um show do trio em seu país e aproveitou a oportunidade de estar em Curitiba para ver o trio novamente. “Conheço muito bem os músicos do Mano a Mano Trio. Escutei muito na Itália e em Lima. É um estilo de música de nível muito alto”, explica o professor, que acredita na proposta séria e na interessante sonoridade do grupo.

Para Glauco Sölter, baixista do trio e um dos diretores da fase de MPB da 29ª Oficina de Música de Curitiba, “todos os anos é feita uma seleção dos trabalhos de maior destaque para participar da mostra do SESC da Esquina, e o Mano a Ma

no Trio tem realizado shows em Curitiba e em outros locais do Brasil. Participamos  do Joinville Jazz Festival, além de já termos feito apresentações em outros países como Peru e também na Itália, onde  já tocamos dez vezes’, diz.

Com uma proposta genial e desafiadora, o trio deixa de lado os instrumentos harmônicos e utiliza apenas o clarinete como solista, o contrabaixo elétrico como base e a percussão. O repertório do show trouxe a modernidade da música

instrumental brasileira e o tradicional choro. Além disso, algumas músicas escolhidas  eram homenagens, por exemplo, a  Radamés Gnattali . O trio tocou “Meu Amigo Tom Jobim” do compositor. Em seguida vieram Paulinho da Viola com “Sarau para Radamés”, de Paulinho da Viola.  Sérgio Albach fez homenagem  para Lea Freire com “Roubando Cachecóis”.

Outras belas composições foram apresentadas como “Novos Amigos” de Glauco, criada na Costa da Lagoa em Florianópolis, “Arrasta Pé Alagoano” de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, “Vento Bravo” de Edu Lobo e Paulo César Pinheiro, “Tropicália” de Caetano Veloso, “Êxtase” de Djavan e “Chá de Panela” de Guinga e Aldir Blanc.

Uma presença especial foi registrada no show. A poetisa Alice Ruiz adorou. “A combinação dos três é maravilhosa. Existe um equilíbrio de melodia e ritmo únicos”, disse ela após o bis e os aplausos. Alice destacou também seu contentamento com a Oficina de Música de Curitiba. “São os dias de ouro na cidade”, declarou.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.