image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Sylvio Back na última edição do Bate-Papo Musical

Sylvio Back, um dos mais premiados cineastas do Brasil, foi o convidado especial para o último Bate-Papo Musical realizado pela 29ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quarta (26), no Conservatório de MPB.

O jornalista Roberto Muggiati, responsável pela entrevista com Sylvio, iniciou a conversa provocando os convidados com a pergunta: “Por que cinema sem música não tem graça?”. Na sequência, Sylvio usou uma célebre frase do renomado cineasta francês Robert Bresson para gerar ainda mais a reflexão no público presente: “O cinema sonoro inventou o silêncio”, e comparou o trabalho com trilha sonora com o de um ourives. “É preciso prestar atenção nos mínimos detalhes para o resultado sair perfeito”, disse.

Entre muitas histórias de bastidores de filmagens Sylvio destacou Lost Zweig, de 2002, que narra a última semana de vida do escritor judeu-austríaco Stefan Zweig (Rüdiger Vogler), autor do famoso livro "Brasil, País do Futuro", e de sua jovem esposa Lotte (Ruth Rieser). O casal, em um pacto cercado de mistério, se suicida em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, logo após o carnaval de 1942. O longa foi baseado na biografia Morte no Paraíso, do jornalista Alberto Dines, apresentador do Observatório da Imprensa, da TV Brasil. Antes do longa, Sylvio já havia realizado trabalho sobre o mesmo tema com o documentário Zweig: a morte em cena.

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.