image image image image image image image
29ª Oficina de Música de Curitiba
De 9 a 29 de janeiro de 2011
Em Janeiro de 2011
Em janeiro, Curitiba é música!
Em janeiro, Curitiba é música!
Oficina de Música de 2011
Para quem vive a música em todos os sentidos
1 2 3 4 5 6 7

Vocal Brasileirão e show de alunos na agenda da Oficina

Espetáculos com propostas diferenciadas marcam a programação desta sexta-feira (28), penúltimo dia da Oficina de Música de Curitiba, que em sua 29ª edição conta com o patrocínio da Petrobras. No Teatro SESC da Esquina, às 15h, alunos de diversos cursos da fase de MPB revelam o aprimoramento obtido em sala de aula, em apresentação que une estilos variados. O cartaz da noite é o Vocal Brasileirão, que leva ao Auditório Salvador de Ferrante do Teatro Guaíra, às 21h, o show “Duetos”, comprovando o talento do grupo curitibano.

Em “Duetos”, o Brasileirão visita o repertório de canções brasileiras feitas originalmente para cantar a dois. De Lamartine Babo a Chico Buarque, passando por Joracy Camargo, Custódio Mesquita, Tom Jobim, Francis Hime e Olívia Hime, o programa contempla as mais diversas fases e estilos da história da canção popular, com a interpretação de obras especialmente arranjadas para a formação do grupo. Os arranjos, a regência e a direção artística são de Vicente Ribeiro.

O Vocal Brasileirão foi criado em 1994 pelo maestro Marcos Leite (1953-2002), responsável pela direção artística do grupo até 2001. Depois, coube a Reginaldo Nascimento, no período de 2002 a 2006, comandar o vocal. Desde então, a direção está a cargo de Vicente Ribeiro, músico e compositor que tem intensa atuação como arranjador, instrumentista e produtor musical.

Formado por 12 cantores (seis vozes femininas e seis vozes masculinas), o grupo tem o apoio de um quarteto de instrumentistas, combinando originalidade e alegria para obter um resultado sem similar. Todos os cantores do Vocal Brasileirão são solistas, o que permite ao público ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes. O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999), e ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet”, como melhor Grupo Vocal do Paraná.

Serviço:
29ª Oficina de Música de Curitiba – Fase MPB
Programação do dia 28 de janeiro de 2011 (sexta-feira):

15h – Show com alunos de diversos cursos da 29ª Oficina de Música de Curitiba
Local: Teatro SESC da Esquina
Entrada franca

21h – Show “Duetos”, com o Vocal Brasileirão
Local: Auditório Salvador de Ferrante – Teatro Guaíra
Ingresso: R$ 15 ou R$ 7,50 (com um quilo de alimento não perecível) e gratuito para alunos da Oficina de Música

A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com patrocínio da Petrobras.