Sonoridade própria marca orquestra que reúne músicos de vários país
Um dos mais aguardados concertos da 29ª edição da Oficina de Música de Curitiba, que tem o patrocínio da Petrobras, aconteceu na noite deste sábado (15). Tendo como palco o Canal da Música, a Orquestra do Algarve, vinda de Portugal, mostrou o trabalho de um grupo formado por músicos de 17 nacionalidades diferentes, que encontrou uma sonoridade própria.
Todos os integrantes foram selecionados em concurso público internacional, uma prática comum na Europa. Apesar da reunião de escolas musicais diferentes, o regente titular, Osvaldo Ferreira, considera que “nesse mundo globalizado, as escolas absorvem muitas informações e a linguagem unificadora consegue ser melhor trabalhada”.
Para a abertura do concerto, o maestro escolheu “Contrabajeando”, de Astor Piazzolla, e como solista convidou o contrabaixista americano Jeff Bradetich, proclamado pelo New York Times como o “mestre de seu instrumento”.
A mesma paixão e vitalidade que o maestro Osvaldo Ferreira demonstrou na abertura do concerto se estenderam ao longo de toda a apresentação. Para finalizar, o bis fora do repertório da noite, com “Cantando na Chuva”, música de Nacio Herb Brown, imortalizada no filme de mesmo nome, de 1952, que teve Gene Kelly no papel principal.
Osvaldo Ferreira, que também responde pela direção artística da Oficina de Música de Curitiba, é o regente titular da Orquestra de Algarve, que tem se apresentado por toda a Europa, sendo reconhecida pela sua qualidade artística.
Camerata Antiqua quebra a tradição dos concertos eruditos
“A música deve despertar os sentimentos e tocar profundamente as pessoas”. O comentário do maestro Wagner Polistchuk, regente da Orquestra de Câmara de Curitiba, antecipava uma apresentação repleta de surpresas e que emocionou o público presente no Canal da Música, na noite de ontem (14), para acompanhar dois dos grupos musicais mais tradicionais do Estado do Paraná, a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Camerata Antiqua de Curitiba.
A programação teve início com a apresentação da Orquestra de Câmara de Curitiba, que interpretou um trecho da obra Palladio, do músico galês Karl Jenkins. Na sequência, os músicos receberam o reforço do violonista Pedro Martelli e a plateia foi transportada para o universo do austríaco Karl Ignatz Kohaut, autor do Concerto em Fá Maior para Violão e Cordas, interpretado pelos músicos.
Para a segunda parte do espetáculo, já com a presença da Camerata Antiqua de Curitiba no palco, foram reservados os momentos mais emocionantes da noite, com a interpretação de obras dos brasileiros Dimitri Cervo (Renova-te op.9) e André Mehmari (Um Concerto Espiritual); e do norte-americano George Gershwin (Suíte Porgy and Bess). “ Homenageamos nessa segunda parte dois grandes músicos brasileiros, Dimitri Cervo e André Mehmari, que compuseram as duas obras baseados, respectivamente, nos textos de Cecília Meireles e Gregório de Mattos. Além disso, o trabalho do norte-americano George Gershwin é fantástico e sempre muito emocionante”, explicou Wagner Polistchuk.
Outros grandes destaques da noite foram a soprano Darci Almeida e o barítono Marcelo Dias, solistas na apresentação de Suíte Porgy and Bess. Os músicos da Camerata deixaram o público extasiado com um poder vocal de impressionar. Natural de Campo Grande (MS), Marcelo Lima, de 30 anos, está em Curitiba há cinco meses e não conseguia esconder a emoção de participar de um evento tão importante. “Esta é a primeira vez que participo da Oficina de Música de Curitiba e eu não fazia ideia das proporções destas atividades. Para completar a noite, tive a oportunidade de ser um dos solistas do espetáculo. Estou alegre e fascinado”, comentou empolgado.
E foi em ritmo de alegria que a Orquestra de Câmara de Curitiba e a Camerata Antiqua de Curitiba encerraram a apresentação, interpretando Oh Lawd, I’m on my way, de George Gershwin. Quebrando a tradição dos concertos eruditos, o público dançou e acompanhou com palmas a finalização no espetáculo. No final, ficou o gostinho de “quero mais”.
A 29ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com Patrocínio da Petrobras.